Setor Materiais de Construção – Departamento de Engenharia Civil
Planilha Granulométrica
A planilha e gráficos obtidos no ensaio de Granulometria são de extrema importância para avaliar a qualidade do material, sendo agregado graúdo ou miúdo, e saber também se o material está dentro da norma como aceitável ou não para ser utilizado no concreto.
Segue abaixo um passo a passo elaborado pelo monitor com o intuito de sanar dúvidas relacionadas ao software utilizado para aprendizado da disciplina.
OBS: O software utilizado é o Microsoft Office Excel, podendo ser utilizado outro software que faça gráficos, deve apenas atender as normas estabelecidas pela ABNT e pela AMN.
OBS2: Esse gráfico foi elaborado com os dados da Granulometria do Agregado Miúdo, mas a planilha pode ser utilizada da mesma forma para o gráfico do relatório da Granulometria do Agregado Graúdo.
Passo 1: Copiar toda a tabela obtida em laboratório;
Passo 2: Criar uma nova coluna %PASSANTE com a fórmula “100-(‘coluna’ %acumulada)”;
Passo 3: Após a tabela montada, inserir gráfico de “Dispersão com Linhas Suaves e Marcadores” com os dados no eixo vertical de % acumulada e no eixo horizontal as peneiras de 6,3mm até a peneira 0,15mm;
Passo 4: Clique no gráfico, no menu superior clique na opção Eixos>Eixo Horizontal Principal>Mais Opções de Eixo Horizontal Principal; E marcar as caixas “Escala Logarítmica” (obs: não alterar a base 10) e no local onde está escrito “Eixo vertical cruza em:” selecionar “Valor do eixo”;
Passo 5: Clique no gráfico, no menu superior clique na opção Eixos>Eixo Vertical Principal>Mais Opções de Eixo Vertical Principal; Dentro das opções de eixo, selecionar a opção “Fixo” para máximo e colocar o valor “100”;
Passo 6: Seu gráfico está pronto! Basta agora formatar a grade e os rótulos da maneira que achar mais adequada para seu relatório.
Notícias
Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados